-
Arquitetos: Zhutao Architecture Design Studio
- Área: 2000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Oliver Luo, Liguo Su, Dongliang Ye, Yilei Zhu
Descrição enviada pela equipe de projeto. A passarela está localizada ao norte da cidade de Chang'an, perto da entrada da Escola Primária Experimental de Chang'an, na base do Monte Lianhua. Uma via expressa, Rua Lianhu, Corre na direção oeste-leste em frente à praça de entrada da escola. A passarela foi projetada para oferecer aos alunos e outros residentes do sul fácil acesso ao campus do norte, contornando o tráfego da Rua Lianhu.
A primeira questão era como aterrar as duas extremidades da passarela elevada corretamente. No lado norte, aumentamos o patamar em uma enorme inclinação em direção à praça de entrada da escola e formamos um viaduto acima da entrada do estacionamento da escola. Em outras palavras, nós 'arrancamos' o cinturão verde da rua existente e o conectamos com a ponte, criando um parque 3-D. Além das escadas, montamos um conjunto de rampas em zigue-zague não só como passagens acessíveis, mas também como playgrounds para as crianças correrem e brincarem, e até mesmo para dar acesso para pessoas com bicicletas e motocicletas.
No topo da encosta, no lado oeste da passarela, três pequenas varandas se projetam sobre um belo canal, que é totalmente coberto quando passa pela praça de entrada da escola. As crianças podem desfrutar da paisagem pitoresca dos fluxos de água e verdes, especialmente da "vista impressionista" sob o pôr do sol. A extremidade sul da ponte pousa em uma pequena floresta do cinturão verde da rua. Além de uma escada normal, uma longa rampa serpenteia por entre as árvores para finalmente tocar o solo. As crianças podem correr para cima e para baixo como se estivessem voando pela floresta.
Por que não instalar um elevador para acessibilidade? Disseram-nos que seria difícil para o governo administrar e manter. Acidentes podem acontecer e seus componentes de metal podem até ser roubados. Este detalhe refletiu a grande dor de cabeça da governança em Chang'an, uma cidade industrial com imigrantes em massa.
Então, o que acontece com o corpo da ponte? Eu estava pensando em fazer uma cabine de aeronave cilíndrica, e outro colega queria um teto inclinado que pudesse ter a conotação de uma estrutura de madeira tradicional. Após rodadas de discussões, fiz um acordo: um triângulo de um lado e um círculo do outro, com uma transição suave entre os dois. Até este ponto, o projeto começou a possuir algumas conotações culturais: através das tradições arquitetônicas orientais e ocidentais, o triângulo lembra as pessoas de telhados inclinados de construção de madeira, e o círculo é geralmente associado a abóbadas ou cúpulas de alvenaria.
Podemos orgulhosamente afirmar que o telhado desta pequena passarela em Chang'an "aponta" para duas tradições arquitetônicas simultaneamente. Ou, dito de outra forma, conecta as duas formas ideais opostas na história da arquitetura.
A transição suave entre o círculo e o triângulo, e as abertura gradualmente alargadas do telhado para entrada de luz do sol, como um camarão mantis abrindo suas cascas, resultou em uma superfície curva 3-D extremamente complexa para cada seção do telhado. Fazer análises geométricas em um modelo de computador não foi tão difícil, mas a forma do telhado nos levou a passar vários meses procurando por técnicas de construção adequadas. Primeiramente, queríamos usar os ladrilhos de cerâmica que costumavam ser populares, mas não são tão comuns em Guangdong hoje. Acabamos abandonando a ideia por medo de que as telhas pudessem cair devido à vibração constante da ponte. Em vez disso, escolhemos esqueletos de aço e painéis de alumínio para garantir a segurança.
A maior dor de cabeça, porém, foram as obras subterrâneas, as partes normalmente invisíveis. Acima da superfície do solo, o local parece bem aberto e tranquilo, mas por baixo revelou-se densamente tecido por todos os tipos de tubulações misteriosas. Finalmente percebemos que a ponte precisava não apenas passar por cima do canal visível, fluxos de carros e cinturões verdes das ruas acima do solo, mas também evitar todos os dutos subterrâneos de eletricidade, esgoto, abastecimento de água, drenagem, gás e telecomunicações. Tinha que fazer cada pouso tão delicadamente quanto uma bailarina.
Este projeto é um dos primeiros trabalhos do Zhu Tao Architecture Studio, formalmente registrado em Shenzhen em 2016. Ele carrega nossa aspiração de reunir dois tipos de poesia no design: fundamentada e libertadora. Em setembro de 2019, a escola de ensino fundamental foi reaberta e mil alunos passaram pela passarela. Em seu uso diário, a verdadeira vida da ponte começou.